Foto: Google Street View (Reprodução)
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pão dos Pobres Santo Antônio, no Bairro Passo D'Areia, em Santa Maria, enfrenta uma onda de furtos que tem comprometido a infraestrutura e o funcionamento da unidade, conforme relatam os professores. Em pouco mais de um mês, a instituição de ensino foi alvo de pelo menos seis invasões, com objetivo de furtar metais como cobre, fios e componentes eletrônicos.
O caso mais recente ocorreu na madrugada desta quarta-feira (5), com o furto de cabos de energia, o que comprometeu o fornecimento de energia elétrica na escola, localizada na Avenida Borges de Medeiros. Ainda nesta semana, no último domingo (2), a instituição foi alvo de outra invasão, e teve peças de metal de alguns ares-condicionados furtados.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com registros feitos por docentes da escola, a sequência de crimes teve início em 5 de outubro, com o furto de fiação e cabos de energia, o que causou interrupção no fornecimento elétrico e prejuízos à rede interna. Dois dias depois, em 7 de outubro, a instituição voltou a ser alvo de criminosos, que novamente levaram cabos de cobre. Em 19 de outubro, o furto de tubos de cobre da rede de gás e de torneiras provocou vazamento e risco à estrutura da edificação. O problema se repetiu em 28 de outubro, quando novos cabos foram levados.
A invasão de domingo (2) foi a mais destrutiva, conforme os relatos. Os criminosos cortaram os cabos do portão de entrada, desabilitando o sistema de acesso, e invadiram o pátio da escola. Dentro do prédio, desmontaram um motor de ar-condicionado e furtaram suas peças metálicas. Além do prejuízo financeiro, o crime causou danos que exigem mão de obra técnica para reparos, comprometendo o ambiente escolar.
Mesmo com os furtos, a escola segue aberta e atendendo a comunidade escolar diariamente.
Procurada, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) informou que acompanha o caso de perto e que solicitou apoio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Segundo o órgão, a Guarda Municipal vai ampliar as rondas de vigilância no entorno da Emef Pão dos Pobres para coibir novas ocorrências.